O Escotismo está comigo há mais de 12 anos e impactou profundamente na formação do adulto que sou hoje. Me ajudou a escolher minha trajetória acadêmica e profissional, me conectou com pessoas que não conheceria em outros lugares e me proveu experiências e oportunidades que me moldaram..
Meu ingresso no Escotismo foi através de um projeto social que buscava aproximar jovens que não tinham acesso a um modelo de educação não-formal. Lá, vi de perto a capacidade do nosso Movimento de transformar vidas através de patrulhas, jogos e acampamentos. Desse ponto de partida, trago um compromisso pessoal de trabalhar pelo Escotismo considerando seus desdobramentos sociais.
Isso se refletiu na minha participação ativa em projetos comunitários, capacitação de lideranças, trabalho em prol de iniciativas em Diversidade e Inclusão e articulação com outras organizações de juventude de meu país. Além disso, através de experiências internacionais, pude entender que a mesma paixão que tenho pelo Escotismo ecoa em jovens e adultos em todos os cantos de nosso continente.
Hoje, com muito ânimo anuncio que sou o candidato dos Escoteiros do Brasil ao cargo de Assessor Juvenil do Comitê Escoteiro Interamericano. Agradeço ao Conselho de Administração Nacional e ao Fórum Nacional de Jovens pelas aprovações por unanimidade. Leio esse gesto como um voto de confiança, mas também como uma responsabilidade, e sigo para a Conferência Interamericana, convicto de que posso contribuir com o Comitê.
Quero servir como Assessor Juvenil pautado, sobretudo, por 3 pilares que não são apenas ideias, mas reflexos da minha própria trajetória dentro do Movimento:
1. Diversidade e Inclusão;
2. Meio Ambiente e Sustentabilidade;
3. Liderança Juvenil;
Acredito que minha bagagem deve ser revertida em trabalho em prol do Escotismo que um dia me transformou, e seguirei norteado por essa convicção durante toda essa nova etapa que se anuncia. Ao longo das próximas semanas, seguirei divulgando minhas convicções, experiências e pontos de vista sobre as oportunidades que temos na Região Interamericana.
Nos vemos na Conferência! :)